2.º ano
Semestral 75114189 7,00
Objetivos
Objectivos:
- Identificar contextos de atuação profissional e respetivas articulações;
- Desenvolver competências de observação em contexto, considerando diferentes sistemas e formatos de observação;
- Ser capaz de desenhar um plano observacional, articulando intenções, formatos de observação, registo e análise dos dados recolhidos;
- Saber analisar, interpretar e problematizar os dados oriundos dos processos observacionais, no sentido da compreensão de contextos e práticas, e da planificação de ações intencionais;
- Utilizar a observação e análise de contextos e práticas na conceção, desenvolvimento e avaliação de recursos e projetos educativos com recurso à tecnologia.
Conteúdos programáticos:
- Visão tripartida da educação: contextos de educação formal, não-formal e informal;
- Dimensões estruturais e dinâmicas dos contextos e práticas socioeducativas;
- A observação em contextos socioeducativos: papel/posição do observador; sistemas de observação e formatos de observação;
- Desenho de planos de observação de contextos e práticas socioeducativas;
- O ciclo de intencionalidade na atuação em contextos socioeducativos: observação, registo, ação e avaliação;
- Análise de temáticas emergentes da atuação em contextos socioeducativos e problematização da utilização de recursos educativos em benefício dos processos de aprendizagem.
Bibliografia e recuros didácticos recomendados:
- Boss, S. & Larmer, J. (2018). Project based teaching: how to create rigorous and engaging learning experiences. Novato: Buck Institute for Education.
- Cibulka, J. G. & Cooper, B. S. (Eds.) (2017). Technology in school classrooms: how it can transform teaching and student learning today. Londres: Rowman & Littlefield.
- De Ketele, J-M., & Roegiers, X. (1998). Metodologia da recolha de dados: Fundamentos dos métodos de observações, de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa: Edições Piaget.
- Gonçalves, F. (2006). A Auto-Observação e Análise da Relação Educativa. Justificação e Prática. Porto: Porto Editora.
- Parente, C. (2002). Observação: um percurso de formação, prática e reflexão. In J. Oliveira-Formosinho (Org.), A Supervisão na Formação de Professores I: Da Sala à Escola (pp. 166-216). Porto: Porto Editora.
- Trilla, J. (1996). La educación fuera de la escuela. Ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Editorial Ariel.
- Trindade, V. (2007). Práticas de formação. Métodos e técnicas de observação, orientação e avaliação (em supervisão). Lisboa: Universidade Aberta.
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