Referencial

A revolução digital que se verificou nas últimas décadas democratizou e massificou o acesso aos mais diversos dispositivos tecnológicos, tornando-os ferramentas essenciais nas rotinas pessoais e profissionais. A eflorescência de soluções comerciais baratas, fruto do crescimento do comércio global, permite que hoje em dia haja um acesso fácil aos mais variados recursos. Neste contexto, um novo conceito emergente é o dos Laboratórios de Fabricação Digital ou Fab Labs (do inglês, Fabrication Laboratories). Um Fab Lab é uma pequena oficina de fabricação digital pessoal, geralmente equipado com um conjunto de ferramentas flexíveis, manuais, ou controladas por computador, que cobrem diversas escalas de tamanho e diversos materiais, com o objetivo de produzir quase tudo o que se pretenda. Muitas entidades públicas e privadas têm vindo a investir neste tipo de espaços e/ou equipamentos (e.g. repair cafés, maker spaces), sendo previsível que estes se venham a multiplicar num futuro próximo.

Todo este desenvolvimento tecnológico abriu, também, um vasto leque de oportunidades no que respeita a novas formas de ensinar e aprender com ganhos para os alunos. A tecnologia é uma ferramenta essencial nos processos de ensino e de aprendizagem a diferentes níveis de ensino, havendo recomendações concretas da tutela no sentido de integrar conteúdos de programação e robótica, em contexto de sala de aula, com forte ênfase na Matemática e nas Ciências. A eficácia desta integração passará necessariamente pela capacidade dos estabelecimentos de ensino disponibilizarem recursos para práticas pedagógicas de base tecnológica, incentivando a aprendizagem pluridisciplinar. Desta forma, torna-se cada vez mais premente a integração de técnicos com capacidade de desenvolver estes recursos adaptados às especificidades dos estabelecimentos de ensino e apoiando a implementação de projetos pedagógicos construcionistas, desigandamente na área da Matemática e das Ciências.

Poder-se-á dessa forma dar uma resposta mais célere, diferenciada, e adaptada às várias necessidades educativas, contribuindo para a superação dos habituais constrangimentos financeiros, logísticos e temporais. Para além disso, existe uma crescente oferta por parte de empresas especializadas, espaços educativos e culturais (públicos e privados), de atividades de enriquecimento curricular e ocupação de tempos livres, com conteúdos educacionais que combinam a programação, eletrónica, robótica, design, ferramentas de prototipagem rápida e animação, em ambientes de aprendizagem não formal. A criação do curso Técnico Superior Profissional “Serviços de Tecnologias Educativas” abrirá a possibilidade de formar técnicos com competências ao nível da produção e fabricação de recursos de base tecnológica que possam também ser integrados e orientados para a vertente didática e educativa. A área de formação deste curso (146 – Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas) está, também, alinhada com a área “1.2  – Tecnologias de Informação e Comunicação” das prioridades nacionais da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente (ENEI). Contribuir-se-á assim para uma valorização recíproca entre Educação e esta área tecnológica de vanguarda e de expressão emergente.

Referencial de competências

Conhecimentos:

  • a) Conhecimentos especializados de tecnologia educativa e de recursos educacionais abertos;
  • b) Conhecimentos especializados de materiais, ferramentas técnicas e tecnologias das diferentes áreas oficinais;
  • c) Conhecimentos especializados de modelação e impressão 3D;
  • d) Conhecimentos abrangentes de funcionamento e gestão de instituições de cariz educativo e cultural;
  • e) Conhecimentos especializados em tecnologias educativas para o ensino das Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente;
  • f) Conhecimentos especializados em tecnologias educativas para o ensino da Matemática;
  • g) Conhecimentos abrangentes de linguagens de programação e robótica para a educação;
  • h) Conhecimentos abrangentes de design de produto e dos seus processos cognitivos;
  • i) Conhecimentos abrangentes de diferentes métodos de recolha e análise de dados;
  • j) Conhecimentos especializados de interpretação de manuais, protocolos e outros documentos técnicos;
  • k) Conhecimentos especializados de regras, técnicas e equipamentos laboratoriais;
  • l) Conhecimentos abrangentes de técnicas de apresentação e divulgação de trabalhos próprios e institucionais;
  • m) Conhecimentos abrangentes de propriedades textuais e regras de produção discursiva;
  • n) Conhecimentos abrangentes de abordagem interdisciplinar STEAM (Science, Technology,Engineering, Arts, Mathematics);
  • o) Conhecimentos de teorias do desenvolvimento humano e dos processos de aprendizagem em contextos educativos diversos;
  • p) Conhecimentos fundamentais na área da educação inclusiva.
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Aptidões:

  • a) Criar, aplicar e avaliar recursos tecnológicos e atividades em contextos educativos e culturais;
  • b) Organizar e dinamizar espaços oficinais, assegurando a implementação de regras de higiene e segurança;
  • c) Aplicar técnicas de modelação na impressão 3D de recursos e outros artefactos;
  • d) Analisar e explorar o funcionamento e gestão de instituições de cariz educativo e cultural;
  • e) Explorar recursos tecnológicos de apoio ao ensino das Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente;
  • f) Articular o uso de materiais manipuláveis físicos com ambientes tecnológicos para os processos de ensino e aprendizagem da Matemática no ensino básico;
  • g) Dinamizar atividades educativas que promovam o pensamento computacional, a integração da robótica, e a utilização de diferentes linguagens de programação;
  • h) Aplicar diferentes métodos, técnicas, materiais e estratégias na conceção e design e promoção de recursos educativos;
  • i) Aplicar técnicas de recolha e tratamento de dados;
  • j) Analisar e interpretar documentos técnicos de apoio à utilização e manutenção de equipamentos;
  • k) Aplicar regras de segurança e técnicas específicas na utilização de espaços laboratoriais;
  • l) Organizar e preparar apresentações em suportes físicos e digitais na divulgação de trabalhos;
  • n) Dinamizar atividades que promovam uma abordagem interdisciplinar STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics);
  • o) Dinamizar práticas educativas adequadas, em diversos contextos educativos, considerando o desenvolvimento psicológico, nos seus múltiplos domínios;
  • p) Conceber e gerir ações que permitam o envolvimento dos atores sociais nos projetos e ações socioeducativas.

 

 Atitudes:

  • a) Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias;
  • b) Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade;
  • c) Demonstrar capacidade de integrar e interagir construtivamente em equipas de trabalho;
  • d) Demonstrar capacidade de resolução de problemas;
  • e) Evidenciar sentido crítico e autocrítico;
  • f) Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diversos contextos profissionais;
  • g) Mostrar iniciativa em explorar conceitos, aplicando o conhecimento a situações práticas;
  • h) Demonstrar capacidade de adaptação aos conteúdos programáticos dos diferentes níveis de ensino;
  • i) Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das regras e procedimentos organizacionais;
  • j) Evidenciar competências de relacionamento interpessoal;
  • k) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • l) Demonstrar capacidades de integração interdisciplinar, designadamente nas áreas de Matemática, Ciências e Tecnologias como parte integrante da Cultura e da Sociedade.